Musculação Diabéticos


O QUE É DIABETES:



          Diabetes é uma doença caracterizada como síndrome metabólica, onde ocorre um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos (A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose).

Os principais tipos são:


          Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a esse hormônio. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes. Principais sintomas: vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.

          Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes. Principais sintomas: infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.

          Fazer exercícios é uma forma de prevenção. Eles estimulam a produção de insulina, queimam a gordura corporal, aumentam a sensibilidade das células à insulina e elevam a capacidade dos músculos de reter a glicose. Além disso, eles contribuem para uma melhor autoestima, pois aliviam o estresse, melhoram a memória, diminuem a ansiedade e dão mais confiança ao praticante.

Benefícios dos exercícios para diabéticos: 


          Elevação da eficácia da insulina. Exercícios físicos ajudam o corpo a responder à insulina presente;

          Diminuição nos níveis de glicose no sangue. Exercícios físicos ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue;

          Redução na quantidade de medicamentos necessária: com a diminuição nos níveis de glicose a quantidade de insulina necessária também diminui;

          Melhora na circulação: exercícios físicos ajudam a construir mais capilares nos tecidos, desta forma melhorando a circulação periférica.

Cuidados antes da prática ser iniciada:


          * diabéticos com idade superior à 35 anos devem ter avaliação cardiológica completa com ECG de esforço;

          * deverão ser pesquisadas alterações cardiovasculares, tais como arritmias e infarto do miocárdio (que pode ser indolor);

          * pesquisa de neuropatia periférica e possíveis alterações nos pés. O exercício físico pode acarretar agravamento das lesões articulares degenerativas e de calos, calosidades e úlceras (pé neuropático);



Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/diabetes#top4
Disponível em: http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=10001385
Disponível em: http://www.copacabanarunners.net/diabetes-exercicios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário